quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Exames, um bicho antidemocrático!

O ministro Nuno Crato já anunciou que irá reforçar os exames ao longo do percurso escolar dos alunos.


Completamente de acordo. À distância constato que o nível de exigência de estudo e de trabalho tem sido reduzido de forma drástica nos últimos anos - seguramente 10 anos - em clara oposição com uma aprendizagem que se deseja responsável e sólida!


Mas alguém se admira com as críticas do Bloco de Esquerda e do PCP? O Bloco de Esquerda argumenta que os exames mostram "falta de confiança" no trabalho realizado pelos professores ao longo do ano. O PCP afirma que a "injustiça" dos exames é "evidente" enquanto o Governo não puder garantir "condições iguais", transformando "escolas em centros de formação profissional" e professores em "treinadores" de alunos para responder aos exames.


Argumentos próprios de quem defende o nivelamento por baixo. A ideologia do facilitismo provou o pior.


Agora é tempo de mudar de vida. Mais do que nunca precisamos de um sistema de ensino que ajude a preparar os jovens para os desafios do futuro. Não basta fazer contas de somar com máquina de calcular. O que precisamos, mesmo, é de alterar métodos de trabalho, incutir exigência e empenho e promover uma cultura de responsabilidade. E neste caso não há inocentes...a começar pelos sucessivos governos, passando pelos professores e alunos e terminando nos pais!

Sem comentários:

Enviar um comentário