quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Leite com Chocolate


O drama que está prestes a desabar em largos mi­lhares de lares não se compadece com a irrespon­sabilidade da política à portuguesa. Crise, desem­prego, mais IVA, mais IRS, menos apoios do Estado, mais po­breza. É demasiado doloroso para que os políticos não se en­tendam.

O PSD já percebeu que tem que viabili­zar o Orçamento de Estado, mas tenta não perder a face. E força Sócrates a subir menos os im­postos, a almofadar o corte nas deduções fiscais, ou a congelar o IVA para os produtos do cabaz alimentar. O Governo diz-se disponível para conversar mas ataca Passos Coelho na praça pública. E o líder do PSD propõe-se melhorar o Orçamento de Sócrates mas chama tudo ao Primeiro-ministro. De incompe­tente a irresponsável.

PS e PSD brincam com o fogo e o povo assiste an­gustiado!!!....

Se Passos conseguir que o IVA não suba de 6% para 23% no leite com chocolate (uma das propostas que o líder do PSD mais enfatiza) o povo agradece. Mas se as melhorias no Orçamento se ficarem pelo cabaz alimentar, o povo vai perguntar: tanto barulho para quê? Manuela Ferreira Leite volta a ter razão: se Sócra­tes não é fiável, o que é que o PSD ganha em nego­ciar com ele?

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Uma lição para todos

A saga extraordinária dos mineiros chilenos reen­controu-nos com o essencial.

Por um dia, as jogadas dos partidos que ameaçam deixar-nos sem Orça­mento de Estado foram reduzidas pelas televisões a uma nota de rodapé, porque está lá tudo, na saga dos mineiros: o imprevisível, a catástrofe, o risco máximo, o sofrimento, a coragem, o combate e a persistência. Está lá o know-how tecnológico, a so­lidariedade internacional, a vontade, o trabalho e a competência. Está lá tudo: a resistência humana, a fé, o apego à vida, o espectáculo, o voyeurismo, a política e o sabor da vitória.

Uma lição para todos. Subitamente, a ida de quatro banqueiros à sede do PSD para convencer Passos Coelho a viabilizar o or­çamento de Sócrates passou a tema secundário, a tema esgotado, a tema sem sentido. A saga do orçamento português também está a che­gar ao fim. Infelizmente, neste caso, falta nobreza ao argumento e grandeza às personagens.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Coerência...

Foram marcadas esta semana as Eleições Presidenciais para 23 de Janeiro.
Não tarda, e aí andarão Sócrates e o Partido Socialista a clamar pela unidade de esquerda, a fim de elegerem Manuel Alegre. Contra as forças da direita, lideradas por Cavaco Silva que, vão dizê-lo e repeti-lo, mais não visam senão destruir o Estado Social.

Entretanto, o Governo socialista apela ao PSD para lhe viabilizar o Orçamento.
Só gostava era de de saber por que é que Sócrates e o Partido Socialista não promovem já essa tremenda Unidade de toda a Esquerda e aprovam eles o Orçamento, em nome da candidatura triunfal de Alegre?
Para que é que precisam de um partido da direita, como chamam ao PSD?
Que raio de coerência esta!...

domingo, 10 de outubro de 2010

Praia do Furadouro

"Foi na madrugada de ontem quando tudo começou. Diz quem viu que foi um autêntico inferno. "O mar parecia que tinha o diabo dentro", contou Rosa Amélia, uma das moradoras afectadas pelo temporal que desabou no Furadouro."
Infelizmente parece que a nossa praia do Furadouro - tal e qual a conhecíamos - já era!...tudo isto resulta em larga escala das inúmeras asneiras, feitas ao longo de muitas décadas, na defesa da nossa costa e da falta de ordenamento do território...

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Teste Tiririca

Em Espanha, Zapatero perde, agora, nas sondagens, por mais de dez pontos para a oposição. Paga caro o desastre em que as suas políticas lançaram o país. Por cá o descalabro é maior. Mas Passos Coelho não consegue ir além de um quase empate técnico. A desilusão, em torno de décadas de rotativismo partidário dos dois partidos do "centrão" talvez possa explicar o fenómeno. Ao défice das contas públicas e das contas externas e ao galope da dívida, Sócrates somou um sistemático défice de verdade na sua relação com os eleitores. Mas, com o país literalmente à beira da bancarrota, Sócrates mantém uma popularidade invejável.

Talvez a oposição possa aprender com as últimas eleições brasileiras onde o deputado mais votado foi o palhaço Tiririca com o modesto slogan: "Pior do que está não fica!".

Essa garantia bastou a mais de um milhão de brasileiros para o elegerem para o Congresso. O povo português exige mais quando alerta: "para melhor está bem, está bem...". Para descolar das sondagens, Passos Coelho, que já passou o teste Tiririca, precisa agora de responder à pergunta que, ontem, Mário Soares deixava tranquilamente no ar: "e quem, no actual cenário, faria melhor?".

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Fotografias com nus


"O rosto da atleta australiana Cathy Freeman foi recriado pelo fotógrafo Andreas Smetana para um programa da SBS-TV intitulado Who do you think you are. Para o representar, Smetana não se limitou a fotografá-la; escolheu um processo muito mais complexo: fotografou grupos de pessoas nuas dispostas de tal modo que formassem partes do rosto da atleta - boca, nariz, olhos, etc. A tarefa foi difícil e imensa. Mas a de reunir todos estes grupos de imagens, montá-las como peças de um puzzle e retocá-las digitalmente não lhe ficou atrás. Para isso foi escolhida a Electric Art..."

Richard Harris - arte na floresta

"A floresta de Kings Wood é uma vasta área de grande beleza natural situada no condado de Kent, em Inglaterra. Para além de uma rica flora e fauna autóctone, desde 1994 que aloja também um curioso grupo de habitantes composto por artistas plásticos. A iniciativa partiu da própria administração que resolveu convidar diversos artistas com sensibilidade para as questões do Ambiente para passar longos períodos na floresta. Em contrapartida pediu-se-lhes que concebessem e realizassem algumas obras de arte no local..."

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Uma luz no horizonte?...

Praia do Furadouro, de Fernando Pinto

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Noção do ridículo...


Não resisto a partilhar convosco um e-mail que recebi, contendo uma fotografia tirada numa das principais artérias da cidade de Lamego...

É isso mesmo, não se trata de um escritório de advogado, ou um consultório médico, nem mesmo de um gabinete de contabilidade, mas sim da novíssima profissão liberal de, imagine lá... deputado!!!

A mediocridade não enxerga além de si mesma, já dizia Doyle e antigamente este tipo de pessoas recebiam apropriado adjectivo, mas hoje, ainda que tal aconteça pouco lhes importa... já perderam a noção do ridículo!